terça-feira, outubro 03, 2006

Quem é inteligente é Ateu?

Tem uma comunidade no Orkut q é "Amo pessoas inteligentes". Em uma das discuções apareceu a seguinte questão "qm é inteligente é ateu?"

Não pude ficar indeferente a essa provocação a minha mísera inteligência, e acabei escrevendo o texto a seguir.

Paciência pois é grande.

1°= Sou crente sim, e daí.


= A lógica humana nos limita ao nosso universo ou as nossas dimensões.
= Tenho a capacidade de perceber q ñ conheço e ñ compreendo a realidade de forma integral.
= A percepção humana é restrita aos seus sentidos e o conhecimento humano é restrito a sua lógica, seja ela lógica matemática, emocional, corporal-cinestésica, etc.


A partir destas frases sou forçado a admitir q atualmente o ser humano ñ possue ferramentas p/ provar a existência d Deus ou d seus feitos. Por outro lado também ñ pode provar a ñ existência dele ou d atribuir a um ser superior a autoria de fatos inexplicáveis. Isso ñ é inteligência, é sabedoria. Antes da descoberta das Américas era impensável a existência d outros continentes. Até q um "louco", após muito estudo percebeu q a terra era redonda e q poderia dar a volta nela. O resultado foi q acabou descobrindo um novo mundo. A experiência d Colombo me mostra q p/ descobrir se uma coisa é real ou não é necessário estudar muito a respeito e muitas vezes se lançar no mar p/ provar sua teoria. O q acontece é q muitos cristãos ficam sentados se contentando em apenas aceitar a existência d Deus ou se preocupando excessivamente em ñ pecar, fazer caridade, etc, e quando alguém chega com argumentos sobre a ñ existência d Deus eles fogem c/ respostas superficiais e sem conteúdo. Por outro lado, muitos ateus ñ querem acreditar em Deus por algum motivo pessoal e ficam buscando argumentos p/ justificar seu posicionamento em vez d buscar respostas. Em ambos os casos ñ vejo inteligência alguma. O q vejo é apenas arrogância e comodismo.

3°= A lógica é apenas uma das características humanas e ficar restrito somente a lógica me lembra a teoria da caverna, viver assim é viver a vida olhando sombras. Não estou dizendo q este era o pensamento d Platão, mas usei sua teoria p/ explicar algo q ainda ñ entendemos plenamente e conseguimos captar apenas alguns fragmentos de algo q parece ser muito maior, ou seja, olhando sombras. Por experiência própria, Deus nunca me limitou ou deixou d responder alguma questão. As religiões sim, sempre impondo regras e barreiras p/ o conhecimento da verdade com medo d perder o domínio sobre as pessoas.

4°= Se vc quer achar q está sozinho no mundo e está convicto d q isso é bom, admito q é triste essa situação mas no final das contas o problema é seu. Se alguém acha q acreditar em Deus é o ópio da mente então eu vou drogado p/ o céu. Por outro lado o meu "vício" ñ causa cirrose, câncer, impotência, etc, como muitos outros entorpecentes da mente aprovados pela sociedade.

Deus ñ criou o homem para ser limitado, e sim para transcender as limitações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rafa, td bem?

Estou surpresa com seu Blogger, pois é a primeira vez que eu entro e não sabia que vc escrevia tão bem.
Parabéns!! vc possui uma capacidade unica de se expressar e isso é muito positivo. Leva as pessoas a refletirem sobre seus pensamentos.
Bom sobre o texto, concordo plenamente com vc...como psicóloga procuro entender o comportamento das pessoas levando como base conceitos, teorias e bla bla blas...mas tem uma coisa que não conseguimos explicar por meio da ciência: A força q as pessoas possuem para encarar a realidade e buscar meios de carregar suas energias com tantos problemas e obstáculos do dia-a dia. Essa energia eu chamo de DEUS... Pois como diz Shakespeare: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia"

Beijos

Mi (milena_ippa@hotmail.com)