sábado, março 10, 2007

Tempos de gênios ou gênios sem tempo?

É imprecionante, como é q pode uma pessoa que atualmente tem 99 anos fazer um projeto a décadas atráz e ainda sim ser considerado um inovador.
Não estou questionando a incrível capacidade de realização d Niemeyer pois acredito q suas criações são mundialmente incomparáveis. O grande lance é q mesmo após décadas ñ surgiu ninguém q o superasse ou pelo menos q chegue perto.

Isso me leva a uma conclusão igualmente confusa.

Será q Oscar Niemeyer pode ser igualado a um Mozart onde nunca houve e provavelmete nunca haverá alguém parecido. Ou vivemos uma época completamete estúpida onde a genialidade só é valorizada quando dá muito dinheiro ou mata milhões de pessoas com apenas o apertar d um botão (no caso das guerras). Acredito q somente uma aspirante a arquitetura poderia me responder a estas perguntas.
Pra falar a verdade vejo esta inbecilização em muitas áreas. Ex: música, cinema e pintura.

Ainda bem q Deus existe e os movimentos culturais independentes (undergrund) ainda existem.
Há salvação para a humanidade.
Mas é obvio. Assim como estas fotos são a minha interpretação da obra do Niemeyer, minhas palavras tbm são uma interpretação da realidade.





Eu tbm faço parte da arte arquitetônica.


Nenhum comentário: