sábado, agosto 06, 2005

Simples Vs Complexo

Estive andando por aí em uns sites e encontrei um texto que o tema era como as coisas deveriam ser mais simples. Não q o texto estivesse c/ uma idéia errada, pois não estou aqui p/ julgar ninguém, + me levou a pensar o seguinte: "Parece-me q estamos no meio d uma transição entre dois paradigmas, a era da busca pelas soluções simples e o reconhecimento da complexidade das coisas”, foi isso q eu escrevi no coment. Desde o principio a filosofia busca a verdade universal, a física e a matemática c/ suas teorias gerais e tantos outros q seguem a mesma linha. Por séculos sempre fomos acostumados pela nossa cultura a buscar estas soluções simples. Será q as coisas são realmente simples ou ainda ñ temos a capacidade ou os instrumentos p/ entender como as coisas são complexas. A biologia, por exemplo, ela corta tudo e todos p/ tornar as coisas + simples pq ñ consegue entender o conjunto, qm vai dizer q o funcionamento do corpo humano é simples, qm vai dizer q foi simples p/ o Papa João Paulo II perdoar o cara q tentou matá-lo. Talvez estes sejam exemplos muito complicados mesmo, então vamos falar sobre o cotidiano onde há uma idéia de q a vida é simples e somos nós qm a complicamos. Para mim é extremamente difícil acordar falando “bom dia sol, bom dia flores” c/ um sorriso no rosto, será q esta hipocrisia traria felicidade a minha família? Ou uma coisa q vc faz pensando ser simples e q ñ trará problema magoa profundamente seu melhor amigo, será fácil retomar esta amizade, será fácil deixar as tristezas p/ trás e partir p/ outra? Será q vc ñ estará deixando um amigo p/ trás?
A uns tempos atrás li na Superinteressante q alguns cientistas espalhados pelo mundo estavam formulado a teoria das redes. Pesquisando como o piscar d um vaga-lume (se ñ me engano era na África) influencia os outros vaga-lumes a ponto d chegar uma hora em q todos piscam na mesma freqüência e intensidade. Outra pesquisa era sobre as redes d computadores onde um vírus q atingiu o servidor do Yahoo nos EUA afetou os negócios do mundo inteiro. Outra pesquisa era sobre o pq q mulheres vivendo juntas podem acabar menstruando na mesma época. Penso ainda sobre as redes orgânicas, onde um espinho no pé afeta meu humor, afetando minha forma d dar aula, afetando o comportamento dos meus alunos q por sua vez afeta o humor das outras professoras,...
Talvez d tanto estudarem as partes estejam surgindo ferramentas p/ compreender o todo, e talvez a era da busca pelas coisas simples esteja indo. Com certeza admitir q ñ há soluções simples p/ a vida é muito dura p/ nós, pessoas acostumadas pela cultura do simples. Mas assim como nossa sociedade admitiu o valor dos negros, coisa impensada à alguns séculos atrás, talvez esta mudança aconteça. Sinceramente duvido q seja em nossa geração, provavelmente daqui a alguns séculos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Raf's, acho que a gente aceita as mudanças, ou as reações alheias de maneira meio inconsciente, sem perceber até que estamos repetindo o que o outro fez, ou a opinião de um cara que sequer conhecemos, o ser humano é mesmo muito influenciável. Enfim, acho que você falou tão bem que não quero estragar com um comentário bobo (se é que já não fiz isso, rs). :*

Anônimo disse...

A verdade seja dita, não somos nada simples. No ponto de vista biológio e filosófico. O que eu estava querendo dizer era que, deveríamos ser simples em nossas atitudes em nosso pscicológico.
Acho simples o fato do papa ter perdoado quem tentou matá-lo.
Mais isso depende de pontos de vistas, assim como os gostos, talvez assim como a fé ... Isso é que faz cada um de nós diferentes.... =)

Bjs

Anônimo disse...

Ê Rafa... Sabe que eu acabei foi descobrindo um monte de coisa interessante com esse seu texto?
Mas para ser sincera todo mundo complica tudo porque normais, são os loucos, pensa, se fôssemos todos ver vagalumes piscar em uma fazendinha escondida no fim do mundo, quem ousaria pensar em mensalão?
Beijos meu xará preferido!

Anônimo disse...

Pensar que as coisas são simples facilita supera-las. Quando se analisa qualquer coisa minuciosamente ela torna-se complicada. Sendo assim, tudo fica muito simples pra quem não quer analisar. A boa e velha teoria da relatividade impera: tudo depende do ponto de vista.
;-D

Unknown disse...

Ahco que se está esquecendo, perdendo ou simplesmente não se tendo conhecimento de um elemento básico: o que é a vida?
Eu, por mim, acredito na sinplicidade...

Anônimo disse...

Hum, você é muito gentil. Obrigada pela visita e pelo comentário. :*